
As Emoções de Schubert
Fui assistir a um recital com o pianista ALEXANDRE THARAUD lá na nossa linda Sala São Paulo. No programa, Schubert. Schubert foi primeiro compositor romântico e homem de emoções intensas. Além da especulação sobre sua condição bipolar, certa vez ouvi de uma amiga que ele não fazia questão de agradar. Sua música vai do sussurro ao grito em segundos.
Essa intensidade na música exige uma elasticidade impressionante do intérprete. O senhor Tharaud navegou as mudanças lindamente. Como boa espectadora, fiquei ali focada nas mãos do pianista e confesso que em alguns momentos cheguei a achar que havia um segundo pianista escondido dentro do piano! Mas voltando ao sr. Tharaud e Schubert, notei que as mãos do sr. Tharaud, ENTRE um trecho vigoroso como um grito e um novo trecho sereno e delicado como um sussurro, “soltavam” a energia do primeiro trecho para tocar suavemente o teclado para o segundo trecho. O leve e ligeiro movimento como se soltasse algo me fez perceber a importância do LIBERAR.
Então juntei o que vi na performance do sr. Tharaud com alguns procedimentos importantes que fazemos em constelações e também com a natureza: sacudimos um pouco o corpo, inspiramos e soltamos o ar para LIBERAR um papel; na natureza, após algum encontro que imponha uma luta, normalmente os animais se sacodem e seguem adiante.
Sim. Vamos na contramão do usual ‘controle-se! contenha suas emoções’. Tentar conter as emoções é ineficaz e traumatiza. Precisamos aprender a liberá-las de maneira pacífica.
LIBERAR…o que você tem feito para liberar suas emoções?
Aqui vai parte do exercício de Faster EFT (Emotional Freedom Technique) para liberar as suas caso não tenha um piano e partitura de Schubert à mão:
Passo 1
Seja bastante específico em relação ao problema ou situação que esteja lhe afetando no momento de aplicar a técnica. Toda emoção e sentimento conectam-se a situações específicas que vivemos ou imaginamos. E só posso liberar a energia que esteja presa ou bloqueada em uma situação específica.
Então construa a sua frase de base que será repetida pelo menos 3 vezes.
“Embora eu tenha esse problema (No lugar da palavra “problema” você vai
citar o que deseja tratar), eu me aceito profunda e completamente”.
Exemplos:
Embora eu tenha dificuldade de falar com esse cliente, eu me aceito profunda e completamente.
Embora eu esteja extremamente cansado por ter trabalhado 12 horas, eu me aceito profunda e completamente.
Embora eu tenha vergonha de fazer apresentações em reuniões, eu me aceito profunda e completamente.
Passo 2: Reconheça o que está acontecendo e se aceite: dê pequenas batidas no ponto do karatê (veja figura) enquanto fala: “Embora eu esteja tenha [problema], eu me aceito profunda e completamente.”

Passo 3: Segure seu punho, inspire e solte o ar e seu punho rapidamente, como se estivesse se desprendendo.

Repita o exercício 3 vezes, pois o cérebro adora o número 3.