Na We Holon trabalhamos com o Coaching Sistêmico que apoia os movimentos de transformação tanto de indivíduos quanto de equipes e ajuda abrir caminho para que possam participar ativamente do processo de evolução. Ao estabelecermos o acordo de coaching, abrimos um espaço entre iguais para desenvolver uma relação saudável onde são disponibilizadas as melhores capacidades de cada um e onde deve prevalecer o genuíno interesse pelo outro.
O coaching sistêmico reconhece a força das relações, das conexões. O problema ou a solução não estão em A ou em B, mas na forma que a relação entre A e B se estabeleceu. Sabemos que não dá para mudar A ou B, mas sabemos também que há um poder de transformação na resposta a A ou a B.
No coaching sistêmico entendemos que tudo está ligado, conectado e distribuído. Trocamos e fazemos juntos. Mudamos, porque transformamos o jeito de ver e de responder. Na parceria entre coach e coachee/ grupo/ equipe vamos para trás e para frente na biografia, de onde adotamos novas perspectivas, resgatamos recursos e experiências para se tornarem ferramentas e sabedoria, exploramos possibilidades e ampliamos a consciência.
Com essas ações, respeitamos e trabalhamos o sistema no qual estamos inseridos. Usamos ferramentas diversas para colocarmos as coisas em seus lugares, para conseguir ir além, criar. Só assim podemos provocar pensamentos novos e soluções para desafios complexos.
O coaching individual é resultado de uma busca por desenvolvimento, que pode ser resultado de uma inquietação pessoal ou um forte desejo de transformação e mudança.
Nossos clientes enfrentam desafios de carreira, liderança, mudanças culturais ou desenvolvimento de negócios e estão em busca de um protagonismo cada vez maior em sua vida. Por isso, mergulham em uma viagem de autoconhecimento e transformação.
Neste espaço de confiança, trabalhamos juntos em um alinhamento que leva à conscientização e transformação da sua jornada em direção ao seu desejo. Estimulamos reflexões e autoconsciência, inspirando o indivíduo a maximizar seu potencial profissional e pessoal.
Junto com o coachee, estabelecemos o número de sessões durante as quais serão desenvolvidos os trabalhos.
Propósito reconecta com energia e fluxo e cria resiliência.
Passo 1: Questionário IKIGAI.
Passo 2: Reconhecer padrões.
Passo 3: Formulação da declaração do propósito.
Passo 4: Exercitar propósito intencionalmente.
O coaching executivo acontece quando uma organização deseja desenvolver em suas lideranças habilidades executivas, alinhamento da cultura, acelerar processos de adaptação a novas posições ou mudanças de ambiente, desafiar padrões de comportamento ou ainda oferecer um espaço importante de autoconhecimento e desenvolvimento para atuação de forma autêntica e verdadeira. Neste caso, é formada uma tríade – parceria entre organização, coach e coachee – e é estabelecido um acordo em que são combinados, de forma clara, os objetivos de desenvolvimento que devem ser alcançados.
O coachee contará com a confidencialidade e um espaço de segurança que permitirá trazer suas questões com liberdade e abertura necessárias para seu desenvolvimento. Além disso, contará com o apoio essencial do sponsor da organização, que será um aliado do processo, trazendo à luz pontos de atenção que precisam ser observados para o desenvolvimento da musculatura que levará coachee a um novo patamar e permitirá alcançar os objetivos acordados com a organização. Este processo estimula reflexões e autoconsciência, inspirando o indivíduo a maximizar seu potencial profissional e pessoal alinhado aos objetivos da organização.
Na We Holon, o Coaching Sistêmico Executivo ocorre em um número estabelecido de sessões durante as quais o trabalho é realizado exclusivamente com o coachee e em, pelo menos, três reuniões envolve-se a tríade para alinhamento e feedback do processo de desenvolvimento acordado.
Preparação para novos papéis, acompanhamento primeiros meses, desenvolver competências, dar suporte em gestão de crises ou de projetos.
Passo 1: Alinhamento de expectativas com gestor e RH.
Passo 2: Sessões individuais com foco em: iniciar a mudança, entender a necessidade, mobilizar recursos e focar no objetivo.
Passo 3: Reunião intermediária de status com gestor, colaborador e coach.
Passo 4: Finalização das sessões individuais.
Passo 5: Finalização, avaliação e próximos passos.
Na We Holon, acreditamos que, para as empresas se destacarem no contexto de complexidade, elas dependerão da cooperação. Vemos as empresas como organismos vivos e inteligentes que, através da cooperação, permitem emergir a inteligência coletiva e transformar seus resultados.
Oferecemos o coaching de equipe e de grupo que é perfeito para esse contexto, pois nele nada se cria nem se vive sozinho. Nossa abordagem pode ser o catalisador de muitas mudanças culturais que as empresas buscam, visando à transformação, agilidade, perpetuação e sucesso.
O Coaching Sistêmico de Equipe e de Grupo é um processo que possibilita a um conjunto determinado de pessoas a oportunidade de buscar um objetivo, experimentando como aprender junto, através de diálogo honesto e reflexão consistente, para crescimento pessoal e do sistema.
A principal contribuição dessa forma de coaching é permitir a cada participante aprender a aprender. O trabalho colaborativo, a reflexão coletiva, a construção em grupo, o respeito ao aspecto humano e a integração da atualidade cotidiana do participante no coaching em equipe ou grupo são os fundamentos desse tipo de abordagem e permitem trabalhar as dimensões tanto do indivíduo como da empresa, conforme figura acima.
Cada participante aprende: a não ser muito reativo; a abrir mão de saber tudo ou controlar o processo ou resultado, o que ajuda a lidar melhor com a complexidade; a criar em conjunto e aprender junto; a perceber rapidamente na interação com os outros os seus próprios sabotadores e assim poder mudar; a lidar, em conjunto, com os pilotos-automáticos (98% do nosso comportamento diário estão aqui). O piloto-automático não ajuda, mas é o que nos controla e limita.
Nossa abordagem sistêmica utiliza recursos que permitem ao grupo entender o contexto e sair de um processo cognitivo, visualizando, percebendo e sentindo a força das relações e conexões formadas e necessárias para a transformação.
Propósito conecta equipe com energia do grupo, amplia colaboração, melhora comunicação e alinhamento.
Passo 1: Preparação do time através de regras para confiança.
Passo 2: Respostas conjuntas ao questionário IKIGAI.
Passo 3: Identificação padrões positivos.
Passo 4: Construção da imagem para o grupo e frase guarda-chuva.
A Jornada Sistêmica é uma abordagem de coaching co-criada pela Claudia Gonçalves.
A base dessa metodologia é um mapa que deve ser explorado, seguindo um roteiro subdividido em: sondar, preparar, explorar e transcender. Esta metodologia é ideal para navegar aspectos sistêmicos nas sessões de coaching de forma lúdica e inteligente.
A Jornada Sistêmica surgiu a partir da necessidade de desenvolver uma gramática que possibilitasse às pessoas fazerem intervenções sistêmicas de forma simples e criativa, tendo como inspiração Bernd Isert, criador do Coaching Integrativo Sistêmico. A Jornada pode ser utilizada tanto em sessões de coaching individuais como em equipe.
Passo 1: Sondar – Conexão em estado generativo para explorar contexto.
Passo 2: Preparar – Itinerário com intervenções sistêmicas para reestabelecer harmonia.
Passo 3: Explorar – Desenhar o futuro integrando o que foi feito.
Passo 4: Transcender – Explorar a solução no espaço futuro.