Na We Holon acreditamos que cada organização, grupo, ou rede é um SISTEMA VIVO em contínuo DESENVOLVIMENTO, que o diferencial para essa evolução está na CONSCIÊNCIA de sua IDENTIDADE, de suas RELAÇÕES, e de seu CONTEXTO EVOLUTIVO, e nós queremos apoiar a construção de um sistema vivo mais INOVADOR, INTEGRADO e RESILIENTE. Por isso, nossas bases têm a ver com pensamento sistêmico e complexo, antroposofia, e neurociências. Faz parte da nossa essência trabalhar com a parte viva das organizações, aquela que muitas vezes não se reflete nas planilhas e números.
Queremos trazer aqui um pouco dos conceitos e teorias que aplicamos em cada projeto. A começar pelo nosso nome. Você sabe o que quer dizer We Holon?
Holon = holos (totalidade) + on (partícula)
Holon, conceito criado por Arthur Koestler, reúne a experiência que todos e cada um de nós temos de ser um todo, e, ao mesmo tempo, ser uma parte.
Com duas tendências básicas: uma integrativa e outra auto-afirmativa o Holon nos permite entender a importância de que coisas opostas, mas não excludentes, precisam existir para preservação do equilíbrio e saúde de um sistema.
As tendências são complementares e alcançam um equilíbrio dinâmico, onde de acordo com o momento de atuação e o contexto uma pode e até deve predominar sobre a outra.
A tendência integrativa dá a parte a consciência gregária, o que faz sentir-se parte de um todo maior, e graças a ela a parte pode exercitar suas possibilidades de associação, comunidade e trabalho conjunto.
A tendência auto-afirmativa lhe confere a consciência da individualidade, de se sentir única e especial, diferenciado dos seus semelhantes por suas características singulares que lhe imprimem personalidade única.
Por isso, aqui na We Holon dizemos:O pensamento sistêmico traz o foco para as relações.
As relações são extremamente importantes para a compreensão e intervenção em sistemas vivos e é por meio delas que entendemos que o todo é mais que a soma das partes.
No dia a dia, aplicar o pensamento sistêmico é priorizar olhar o sistema em primeiro lugar, sem deixar nada de fora: o contexto, os stakeholders, os processos, o mercado e todas as relações que envolvem esses elementos. É compreender as interdependências.
O pensamento sistêmico traz um novo nível de consciência, capaz de fazer emergir soluções mais inclusivas e consistentes para os dilemas individuais e das organizações. Ele nos dá ferramentas para fazer ajuste de foco, seja aproximar ou distanciar. É o movimento necessário que nos permite ter a visão do todo e criar soluções que beneficiem ao sistema todo em lugar de algo pontual que resolva o problema de uma parte apenas.
Fazemos parte de múltiplos sistemas complexos e as mudanças ocorrem a todo tempo gerando impactos que podem ir além da causalidade linear. Isso é entender a complexidade que faz parte da vida. Trabalhamos constantemente com incertezas e imprevisibilidade e precisamos ser flexíveis e adaptativos para conviver com este dinamismo.
Atuando a partir do pensamento sistêmico e complexo trazemos as pausas e conexões que permitem acessar as respostas mais elaboradas do nosso cérebro, colocamos em ação diferentes sentidos que não são estimulados de forma natural quando respondemos aos instintos.
Na We Holon, por entender que o pensamento sistêmico ultrapassa as fronteiras das ciências da vida, trazemos esta mudança de paradigma e o integramos cada vez mais ao mundo empresarial trazendo contribuição para a compreensão sobre o funcionamento coletivo e as transformações mais recentes em gestão e inovação.
Compreendemos a parte em sua totalidade, para isso observamos além das palavras e gestos. Para entender o holos mergulhamos no entendimento do on, na sua essência representada pelo que o torna único e pelas forças interiores que o movimentam.
Tendo a antroposofia como base olhamos para pessoas e empresas considerando seus processos de amadurecimento físico, psicológico e espiritual ou recursos, processos e identidade.
Valorizamos a biografia como construção da individualidade, o que permite que cada integrante traga uma contribuição única para as equipes, e que cada empresa participe de forma singular no ecossistema a que pertence.
Vêm da antroposofia também algumas práticas que facilitam acessar as emoções, as sensações e valores que estão vivos de forma sutil em cada parte, penetramos mais profundamente nas experiências, observando com empatia as reações expressas pelo outro no momento presente.
Com uma qualidade profunda de observação trazemos a compreensão da intenção mais genuína que promove a ação de cada parte.
Os sistemas vivos passam por mudanças e transformações o tempo todo e as energias do pensar, sentir e querer são responsáveis pela qualidade com que pessoas e empresas se colocam no momento presente, por isso de forma integradora oferecemos nossos serviços pensados para promover o alinhamento e harmonia destas dimensões e tornar o propósito consciente e a jornada mais fluída e sustentável.
A neurociência nos ajuda a nos conhecer, com a base na arquitetura cerebral, na tomada de decisões, no nosso livre arbítrio, nas nossas limitações e infinitas possibilidades de aprendizado e adaptação.
Ao desvendar alguns dos segredos do funcionamento do cérebro a neurociência abriu novos caminhos para trabalhar habilidades sociais, estilos de liderança, desenvolvimento de cultura e entender como fatores intrínsecos e extrínsecos se combinam para gerar nosso comportamento.
Com aproximadamente 95% do processamento cerebral de forma inconsciente entender as estratégias e processos que favorecem um funcionamento saudável e eficiente nos permite buscar mais produtividade e bem-estar.
Na We Holon incorporamos a neurociência ao oferecer nossos serviços. Sabemos que o processamento visual ocupa ⅔ do nosso córtex cerebral, por isso usamos muitos recursos imagéticos. Oferecemos de diversas formas muitas possibilidades de acesso a sensações e sentimentos, estimulamos memórias afetivas, e promovemos atenção plena para o desenvolvimento de uma base que motive e sustente um processo de transformação e mudança.
Ao trazer a neurociência para nosso trabalho observamos resultados mais rápidos e profundos pois trabalhamos de maneira holística as conexões que são justamente o que dão sentido às nossas decisões.
A We Holon nasceu de nosso reencontro e de um desejo de tornar as empresas mais humanizadas, o que nos foi possível iniciar através da filosofia Ikigai.
Ikigai (em japonês: 生き甲斐) é uma palavra japonesa que significa “razão de viver”, “objeto de prazer para viver” ou “força motriz para viver”.
Ikigai é uma filosofia que se conecta com propósito, que é diferente de ‘objetivo, visão, missão’. Propósito é aquela energia que ajuda cada pessoa e cada empresa a materializar de forma bem-sucedida a que veio ao mundo. O ikigai é algo que impulsiona ao futuro e a seguir em frente.
Na We Holon, convidamos pessoas e empresas a descobrir seu ikigai. Agir no mundo com a intenção de expressar e viver o ikigai traz consciência e qualidade à forma como pessoas e empresas se colocam no mundo, promove resiliência, os torna anti-frágeis, gera significado e alegria para o momento presente.
Razão de ser– Qual é o chamado? O que me faz ser quem sou no mundo? Quais minhas paixões e como meus valores impactam o mundo?
Arte de existir– Cuido de mim? Cuido da minha gente? Promovo qualidade de vida? Tenho uma comunidade que me apoia e a qual eu apoio? Faço parte de um ecossistema de negócios que gera troca e apoio mútuo? Saúde, comunidade, exercícios, humor, mercado, meio ambiente, ética… Viver muitos anos vale a pena se for para viver bem.
Felicidade de estar contribuir sempre– evolução contínua, tornar-se antifrágil, a alegria do dia a dia, colocar amor no que faz.