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Crise na liderança

31 de março de 2020 por Cláudia Miranda Gonçalves

Há algumas semanas, li um artigo interessante sobre um estudo do Dr Vince Molinaro em que ele estuda líderes, no qual ele aponta a lacuna entre a importância de uma liderança responsável (71%) e a percepção da existência da mesma (31%).

Responsabilidade aqui vem do termo accountability, cuja tradução imprecisa seria responsabilidade. Mas accountability vai um pouco além, incluindo ética e remetendo à transparência.

O que o estudo do Dr. Vince Molinaro perguntou:

1- Sobre práticas organizacionais:

Assegurar que os líderes entendam o que importa para os clientes
Definir e articular as expectativas de liderança para os líderes
Estabelecer programas formais de sucessão de gestão para identificar líderes potenciais
Reunir líderes em fóruns para ajuda-los a fazer networking e construir relacionamentos
Ter práticas que fomentem diversidade na organização
Implementar programas que efetivamente elevem as capacidades dos líderes

De todos esses itens, destaco 3:

Entender os clientes: quando os líderes entendem o que os clientes querem e valorizam se cria um tremendo poder de priorização naquilo que realmente importa.

Definir e articular expectativas para a liderança: se feito de maneira clara e direta, ajuda que as práticas sejam parte do tecido de relações na organização.

Fomentar diversidade: líderes não cabem num molde; líderes devem focar em trazer o accountability e assim garantir que mais pessoas diferentes cheguem a posições de liderança

2-Sobre cultura de liderança:

Líderes compartilham a paixão e impulso para a execução da estratégia do negócio
Líderes têm clareza do que nossos clientes valorizam
Líderes demonstram alto nível de maturidade emocional
Líderes têm clareza sobre as expectativas de liderança da organização
Líderes regularmente celebram o sucesso quando atingem objetivos chave da organização
Líderes estão comprometidos com a ideia de ‘uma organização’
Líderes modelam os valores da nossa organização

Aqui destaco mais 3:

Maturidade emocional: inclui endereçar assuntos difíceis de forma objetiva, apropriando-se dos mesmos, em lugar de oferecer justificativas.

Mentalidade de ‘uma empresa’: a estrutura organizacional e as métricas promovem silos… Construir a mentalidade de ‘uma organização’ é uma grande oportunidade para desmantelar os silos.

Paixão compartilhada: demonstrar paixão em executar a estratégia em lugar de apenas se juntar nos movimentos.

Para não deixar o peso 100% nos ombros dos líderes, cada um deveria avaliar sua própria auto liderança. Aqui vão algumas perguntas para ajudá-lo:

Texto originalmente publicado no Blog Lentes de Decisão no Estadão em 31/03/2020

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