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Consultoria Sistêmica

CLIENTE
Líder global de mercado em alimentos e bebidas, projeto executado em parceria com uma agência de planejamento.

DESAFIO
REPOSICIONAMENTO DE PRODUTO LÍDER DE MERCADO

Quando o market share do produto começou a ser ameaçado pela concorrência, a empresa entendeu que era hora de evoluir o produto. Por ser um produto líder em seu mercado há quase 20 anos, abria-se a oportunidade de repensá-lo para a geração da época em que foi lançado e a atual – os filhos da primeira geração a consumir o produto –, pois, até aquele momento, o produto se posicionava como tipicamente infantil/teen. Além disso, agências reguladoras de propaganda estavam discutindo a restrição de propagandas dirigidas diretamente a crianças e adolescentes.

SOLUÇÃO
Dinâmica Sistêmica Organizacional (com bonecos) com todos stakeholders em várias etapas do processo de posicionamento do produto.

A Dinâmica Sistêmica com bonecos complementou a tradicional pesquisa qualitativa com consumidores, realizando um total de 30 estudos. Utilizamos Dinâmica Sistêmica Organizacional individual feita com bonecos com principais executivos de marketing, P&D, logística, time do produto e o CEO Brasil.

Os exercícios de Dinâmica Sistêmica Organizacional individual (com bonecos) com consumidores trouxeram insights importantes via imagens e narrativas dos consumidores: 1 – pais tomavam o produto – transgeracional; 2 – reação afetiva com a marca. Os exercícios de Dinâmica Sistêmica com cada executivo possibilitaram que cada um explorasse seu ponto de vista e ampliasse a visão para questões que anteriormente não estavam em seu radar.

A Dinâmica Sistêmica Organizacional final, na qual usamos pessoas em vez de bonecos, trouxe rápido alinhamento, entre todos do time do produto, sobre o que deveria ser feito para o novo posicionamento. A Dinâmica Sistêmica Organizacional com equipe foi feita considerando a linha do tempo, ou seja, cuidamos para não perder a essência do produto, entender como estava no momento e fazer pontes para o futuro. Durante o processo, pudemos ver as diversas interações e testar algumas hipóteses até acharmos a configuração mais sustentável. Dinâmica Sistêmica Organizacional com time: cuidados para mexer com líder de mercado geravam dificuldade no time de ser livre para inovar, pois tudo tinha que ser MUITO justificado. Durante a Dinâmica Sistêmica Organizacional com pessoas, o time conseguiu ver o sistema como um todo e como as partes se afetavam e influenciavam. Por terem uma visão comum, o alinhamento do time saiu rapidamente e, com isso, houve mais clareza nas decisões, mais segurança e menos egos.

RESULTADOS
Confiança gerada, visão alinhada e sinergia para o trabalho ganhar velocidade. O que normalmente levaria de quatro a seis meses foi feito em dois. O resultado serviu para compor o briefing para agência sobre remodelagem da embalagem e novos materiais de comunicação com o consumidor. O reposicionamento foi uma EVOLUÇÃO que manteve o DNA do produto e o trouxe para o contexto atual.

PRÊMIO DE MELHOR CAMPANHA GLOBAL INTERNA NA EMPRESA

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