complexidade e diálogo
Texto originalmente publicado no Blog Lentes de Decisão, no Estadão Digital, caderno de economia e negócios, em 31/05/2023
https://www.estadao.com.br/economia/lentes-de-decisao/complexidade-e-dialogo/
Trabalhe com complexidade, dialogue. As mudanças no mundo estão acontecendo cada vez mais rápido. Agora temos juros altos, inflação, guerra, etc. E tudo isso afeta as decisões, estratégias, posicionamento. Outro sinal de maior complexidade são alguns desafios comuns que ouvimos de líderes e empreendedores:Sentindo-se sobrecarregado.Preso no meio de campo, com tantos chefes e demandas.Sente falta de apoio. Como decidir quando tudo é a prioridade mais alta?Como decidir? Eu deveria ter total responsabilidade, mas dependo dos outros.Há muitas mudanças acontecendo ao mesmo tempo.Esses são os sons da interdependência! E, para reduzir ruído, o silêncio não funciona. É o diálogo, a conversa, que irá ajudar a reduzir o ruído ou criar uma melodia mais agradável. |
Muitas vezes temos perguntas que são melhor respondidas por uma comunidade inteira. Simplificando, interdependência significa que a mudança em uma parte do sistema afetará ou criará mudança em outra parte e/ou no todo. As organizações são estruturadas como redes de conexões e relacionamentos onde nada é separado. Com o tempo, essas relações evoluem para a interdependência.
Aprendendo a otimizar a interdependência
As organizações são mais saudáveis e eficientes quando operam como sistemas interdependentes. Quanto mais diversos forem os departamentos, projetos, times, líderes, fornecedores, mais generosos eles se tornam. Na diversidade eles fluem e otimizam a interdependência, em vez de ignorar essas conexões ou, pior ainda, defender a separação. A interdependência constrói a resiliência coletiva de qualquer sistema (eco ou não), fortalecendo nossas organizações e os indivíduos que prosperam dentro delas.
Quando um líder assume a interdependência, ocorrem mudanças importantes em suas prioridades:
- Relacionamentos mutuamente benéficos são encorajados e nutridos.
- A integração e o alinhamento com a missão substituem os silos.
- Uma abundância de cooperação e compartilhamento de informações.
- Diversidade de opinião que é abraçada.
- Reuniões focadas em temas que alimentam toda a organização, não apenas uma área ou membro da equipe.
Quando estou trabalhando com uma organização cliente, começo com a suposição de que todos os sistemas são, em sua essência, sistemas vivos interdependentes. Eu sei que a mudança em uma parte do sistema afetará a mudança em outro lugar, então o desafio é encontrar o lugar para influenciar, fazer uma mudança e entender o fluxo de movimento resultante. Fazer isso requer a capacidade de ver, entender e apreciar as relações dentro do sistema – a dinâmica entre as pessoas, a estrutura e os processos organizacionais e como a cultura moldará as respostas individuais e coletivas.
Voltar