Na We Holon oferecemos a nossos clientes o trabalho de Dinâmica Sistêmica. A Dinâmica Sistêmica evoluiu, na década de 80, a partir dos trabalhos com Constelações Familiares, porém com uma visão mais estrutural. Trata-se de uma abordagem de constelação sistêmica que permite aumento da consciência e a ampliação da visão sobre padrões de funcionamento que podem estar impedindo que os objetivos sejam alcançados. Vivemos em uma realidade em que pessoas e organizações são sistemas vivos evoluindo e desenvolvendo suas maneiras de relacionar consigo, com outros, com o trabalho, com a informação e com o mundo.
As dinâmicas sistêmicas permitem zelar por resultados e tratar relações humanas graças ao cuidado de atuar no todo a partir das partes e nas partes a partir do todo, olhando para objetivos do sistema e das partes.
O trabalho sistêmico possui características distintivas
SISTÊMICO
1+1 = S (não é igual a dois).
Vai além da SOMA das partes.
Sistemicamente trabalhamos o que está em FOCO e a interação dele com os demais elementos. Enquanto não solucionarmos o problema de carga sistêmica e desequilíbrios, o problema continua. O posicionamento sistêmico tem que ser ECOLÓGICO, que sirva para todos os elementos do SISTEMA. No sistêmico a causalidade é circular (reduzimos a atribuição de culpa, a pergunta não é quem é o culpado, mas sim o que está acontecendo aqui?).
O sistêmico é cheio de Dinâmicas, Esquemas, Repetições, de maneira que focamos mais no padrão que está acontecendo do que no que faz uma pessoa. No sistêmico é muito importante o que acontece “entre” (elementos perceptivos). A partir da espacialidade, pela posição, sabemos muitas coisas, mas muitas vezes não sabemos que sabemos, por isso precisamos desenvolver nossa percepção.
A Dinâmica Sistêmica Organizacional, de maneira simples, ajuda profundamente a perceber novas dimensões do contexto da dificuldade no sistema. Assim, Dinâmica Sistêmica Organizacional é uma ferramenta excepcional para visualizar realidades.
O benefício desse trabalho é que cria e mostra informações relevantes num tempo curto. Essas informações são novas para o sistema, ou organização, pois até então não foram ouvidas ou vistas e com isto permaneceram sem uso.
As Dinâmicas Sistêmicas Organizacionais podem atender a três objetivos:
DIAGNÓSTICO – O que está se passando? o que está acontecendo?
MUDANÇAS – Isto não funciona, quando tem-se que mudar algo no sistema, por exemplo: o departamento de vendas não está vendendo, o que precisamos mudar?
CENÁRIO – Quando se tem um cenário futuro para fazer o projeto o que é importante considerar…?
entrar em contato