A falta de sentido, dificuldade em tomar decisões, sentir-se perdido ou desconectado, sem energia no que está fazendo podem ser sintomas de que a pessoas, uma equipe ou organização precisam se atentar ao seu propósito.
O propósito é o como fazemos, traz sentido e norteia decisões.
É o propósito que faz muito da mágica do todo-parte. Ele é o conduíte que conecta, levando intenção e ação de pessoas e organizações a um bem maior. O propósito permite conectar valores com decisões. Identificar o propósito e torná-lo intencional, presente no dia a dia nas atividades e relações é parte essencial do movimento de transformação.
Aqui na We Holon entendemos que o propósito é como a célula imaginal da lagarta-borboleta, aquela única célula que se mantém intacta na transformação de lagarta a borboleta. Por isso, cuidar, cultivar, redefinir, atualizar o propósito costuma fazer parte de nossos serviços e processos. Estamos sempre de olho nele.
Para que a transformação, seja organizacional, nas equipes ou pessoal, finque raízes e de fato promova evolução, precisa estar visceralmente conectada com o propósito, precisa navegar as incertezas e sombras (de onde vem informação preciosa) e ter um ritmo, normalmente mais lento quando nasce e exponencial mais à frente.