
Team Building com Lentes Sistêmicas
Por Andréa Nery e Claudia Gonçalves
Publicado originalmente no LinkedIn na página da We Holon em 17/06/2022
A nova Chief Marketing Officer (CMO) chega com energia e disposição para fazer a diferença , mas seu time está cruzando a linha de chegada de uma longa maratona. Sem fôlego, com dores múltiplas, precisando repor as energias. Foram muitos acontecimentos e por muito tempo. Mas num dado momento, assim como na maratona, a corrida acaba. E acontece de tudo um pouco, para alguns, a chegada demora um pouco mais, e alguns ficam pelo caminho.
É nesse contexto que a CMO nos convida a pensar em um team building. A semente desse processo sistêmico foi a coragem e a integridade dessa executiva que queria formar uma base de confiança, vulnerabilidade, transparência e conexão para si e seu time. Nós, enquanto consultoras, também infundimos coragem, empatia e compaixão no trabalho.
Oferecemos a este cliente as lentes sistêmicas para transformar sua realidade.
Nossa escolha pelo caminho e modo sistêmico de ser e agir se dá pelos 4 valores intrínsecos do pensamento sistêmico. Dois têm a ver com AMOR e como estamos nas relações com os outros e na aceitação das situações. Os outros dois têm a ver com a FORÇA, pois precisamos dela para nos posicionar e nos sustentar em nosso lugar: integridade e transparência.
Encontramos um time fragmentado, focado nas experiências do passado e na diferença entre colaboradores antigos e novos na empresa. Um time preso em seu mundo interno sem ouvir pares e clientes, e desalinhado com as prioridades e demandas da nova liderança e da organização. Em suas próprias palavras, o time relatou a perda da leveza e colaboração, muita falta de comunicação e conexão entre eles e com outras áreas da empresa.
Nosso trabalho trouxe à tona o desejo genuíno deste time de transformação e despertou a manifestação do que se pode construir junto dali para frente. Uma condução cuidadosa para respeitar e valorizar a história de cada um, estimulando a ampliação da visão por meio de imagens, trocas, leveza e diversão.

Do começo ao fim lançamos mão de atividades e metodologias que contemplam os valores sistêmicos e o convite a explorar a forma de ver e agir a partir dessas lentes. Abrimos com Círculos de Paz, para trazer o olhar para cada um com igual valor; a partir de premissas da Comunicação Não Violenta, resgatamos a potência do coletivo com o que cada um traz de melhor para o grupo. Trabalhamos em grandes grupos, em duplas, trios, promovendo conversas de diversos tamanhos, tecendo uma rede social informal muito necessária para o dia a dia da área. Fizemos uma Constelação Organizacional Sistêmica a partir de um tema que emergiu coletivamente. E, finalizamos com compromissos individuais e coletivos assumidos em conjunto.
As atividades iniciais serviram como base para que o grupo identificasse o que gostaria de ter no lugar do que estavam vivendo, ao compartilharem histórias encontraram um espaço de respeito e troca que permitiu o início da construção da segurança e da abertura para a vulnerabilidade.

A captura do tema coletivo fez toda diferença, pois surgiu a partir da fala de todos. Alguns voluntários representaram pessoas e grupos/ times conectados com o tema: clientes, funcionários, gestores, fornecedores, mercado e, acionistas. E na constelação da área de marketing, a equipe pôde ver tanto o que funcionava quanto o que precisava de atenção e mudança:
Trade e comercial se mostraram bastante próximos e com foco no cliente.
- Forte indicação de que a aproximação da equipe com a nova CMO já estava em andamento.
- O propósito da área precisava ser amadurecido para se tornar mais alinhado com o propósito da empresa, reduzindo expectativas pouco realistas.
- A empresa a serviço do propósito, o que é saudável, pois mostra que vai além de visar apenas lucro.
- Acionistas e empresa precisam se reconectar com a história e o propósito maior da mesma.
- É necessário que o fluxo de informação aumente, que os papéis fiquem claros para que se possa estabelecer uma governança mais clara.
Após a constelação, fizemos uma roda de conversa para refletir sobre o que emergiu e dali já surgiram algumas ideias iniciais de ações que poderiam ajudar a encaminhar os assuntos.
Ao final do dia, as falas dos participantes já sinalizavam as transformações iniciais do time:
“Compartilhamos de maneira construtiva e positiva, sem medo ou reservas.”
“Identificamos as transformações necessárias para seguir em frente, com mais colaboração e conexão.”
“Resgatamos a vontade de trabalhar com maior prazer, e preservamos e fortalecemos as relações intra equipe.”

Como consultoras fizemos escolhas para oferecer condições importantes para o sistema funcionar, criamos oportunidades de interação mais profunda para despertar um olhar mais humano e com forte significado.
As lentes sistêmicas aceleram e potencializam a força do time, e com uma única intervenção criamos uma visão ampla das relações e entregamos ao time as ferramentas necessárias para enfrentar outras corridas.
Em intervenções posteriores encontramos um time mais alinhado e atuando com mais leveza, focado em soluções e procurando priorizar necessidades para alcançar os objetivos de negócio. Também observamos uma abertura para uma escuta ativa e maior disposição para pedir ajuda e aumentar as trocas.
A nova CMO pode colocar sua energia no desenvolvimento da estratégia da empresa e trabalhar alinhada e com mais confiança no seu time. Este entorno de maior segurança psicológica impulsiona a área e o time de marketing para alcance de resultados diferenciados em um entorno de constantes mudanças.